Um instante, que certamente apenas uma pequena porcentagem das centenas de pessoas presentes percebeu. É nesta fração que geralmente se encontra as mais belas expressões, paisagens, olhares. E a profissão de repórter fotográfico busca esse registro a todo o momento. A sensibilidade, o olhar crítico e criativo, são fundamentais para que esse momento, não apenas seja captado, mas eternizado. Em meio a tantos outros colegas de profissão e parelho ao avanço da tecnologia, que permite uma gama maior de possibilidades, talento e perseverança são fundamentais.
É o que se pode notar na fotografia de Wilton de Sousa Junior, do jornal O Estado de São Paulo. Vencedor do Prêmio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha, na categoria Fotografia, Wilson venceu as barreiras do óbvio, ilustrando não só algo criativo, mas condizente com a realidade política do país na época. Em agosto do ano passado, o Partido dos Trabalhadores vivia momento de tenso conflito com a base aliada, PMDB.
Na publicação, foto de capa e comentários distintos. Leitores e críticos de plantão elogiavam, enquanto outros teciam duras críticas ao fotógrafo, o acusando por falta de respeito. O moralismo, motivado pelo alto cargo exercido por Dilma Roussef, cega a visão de muitos, deixando de ver a interpretação única que Wilson concebeu. Não apenas nos mostra a cerimônia militar em que a presidente participava, mas se desprende disso, para ir além.
Wilson não é exclusividade na redação do Estadão. Recentemente, o colega Epitácio Pessoa venceu o Prêmio Esso de Jornalismo, categoria fotografia, por uma série de imagens registradas na cidade de Lorena, no Vale do Paraíba. Intitulada de “Violência Abortada”, Epitácio não só fotografou, mas salvou uma vida. Um reciclador de 19 anos estava sendo violentado por dois homens. Ao ver a presença do fotógrafo, libertaram o rapaz. Curiosamente, Epitácio também fez suas imagens em agosto do ano passado.
Fotografia 1: Wilson de Sousa Júnior/O Estado de São Paulo
Fotografia 2: Epitácio Pessoa/O Estado de São Paulo



0 comentários:
Postar um comentário